Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de Vida
  • Estudou Medicina na UnB
  • De Brasília
  • Masculino
  • 12/02/1975
  • Cadastro :  11/06/2021
  • @dralaindutra
  • Você se sente cansado e ansioso? Ou fica bem e com energia quando consome café? ☕

    Os benefícios do café podem ir além de melhorar a performance mental e física, ele contém quantidades enormes de antioxidantes, pode aumentar a circulação e estimular o fígado. 

    ⚠️Mas, se você for sensível à cafeína ou ingerir uma quantidade excessiva você pode ficar agitado, hiperativo, ter taquicardia, ficar ansioso e com dificuldade para dormir. 

    A explicação está aqui:

    ✅Metabolizador rápido da cafeína - são aqueles que podem até tomar café próximo à hora de dormir que vão metabolizar rápido a cafeína e não vão perder o sono. A cafeína lhes dá um "energia" rápida e depois some, os seus efeitos têm durações menores (média de 2 horas. Segundo estimativas, quase metade das pessoas metabolizam rapidamente a cafeína.

    ✅Metabolizador lento da cafeína - Algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína e não podem tomar café em excesso ou após o horário do almoço, pois podem não conseguir dormir a noite.

    Pessoas metabolizadores lentos da cafeína vão ter uma variação genética do CYP1A2  e/ou ADOR2A e vão ser mais sensíveis à cafeína, nessas pessoas os níveis de cafeína no sangue vai ser mais alto e vai durar mais tempo. Um metabolizador lento de cafeína pode manter o efeito dela por até 8 horas ou mais.

    Por isso é melhor consumir café de manhã ou antes do almoço, porque se você começar a beber à tarde ou especialmente à noite, a meia vida da cafeína e quanto tempo afetará seu corpo pode durar mais de 8 horas.

    Então, se você consumir muito tarde, pode definitivamente afetar o seu ciclo de sono naquela noite. Muitas pessoas que tomam café no final do dia não conseguem dormir, ficam ansiosas e a qualidade geral do sono pode ser afetada negativamente.

    ⚠️Os metabolizadores lentos de cafeína que são bem sensíveis podem apresentar sintomas como taquicardia, sudorese excessiva, mãos frias, agitação após consumir uma simples xícara de café. Então realmente devem evitar.

    Pessoas com fadiga adrenal também são sensíveis e devem evitar o café, porque o cérebro vai ficar ligado com a cafeína e o corpo não vai ter energia para acompanhar.
    Você se sente cansado e ansioso? Ou fica bem e com energia quando consome café? ☕ Os benefícios do café podem ir além de melhorar a performance mental e física, ele contém quantidades enormes de antioxidantes, pode aumentar a circulação e estimular o fígado.  ⚠️Mas, se você for sensível à cafeína ou ingerir uma quantidade excessiva você pode ficar agitado, hiperativo, ter taquicardia, ficar ansioso e com dificuldade para dormir.  A explicação está aqui: ✅Metabolizador rápido da cafeína - são aqueles que podem até tomar café próximo à hora de dormir que vão metabolizar rápido a cafeína e não vão perder o sono. A cafeína lhes dá um "energia" rápida e depois some, os seus efeitos têm durações menores (média de 2 horas. Segundo estimativas, quase metade das pessoas metabolizam rapidamente a cafeína. ✅Metabolizador lento da cafeína - Algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína e não podem tomar café em excesso ou após o horário do almoço, pois podem não conseguir dormir a noite. Pessoas metabolizadores lentos da cafeína vão ter uma variação genética do CYP1A2  e/ou ADOR2A e vão ser mais sensíveis à cafeína, nessas pessoas os níveis de cafeína no sangue vai ser mais alto e vai durar mais tempo. Um metabolizador lento de cafeína pode manter o efeito dela por até 8 horas ou mais. Por isso é melhor consumir café de manhã ou antes do almoço, porque se você começar a beber à tarde ou especialmente à noite, a meia vida da cafeína e quanto tempo afetará seu corpo pode durar mais de 8 horas. Então, se você consumir muito tarde, pode definitivamente afetar o seu ciclo de sono naquela noite. Muitas pessoas que tomam café no final do dia não conseguem dormir, ficam ansiosas e a qualidade geral do sono pode ser afetada negativamente. ⚠️Os metabolizadores lentos de cafeína que são bem sensíveis podem apresentar sintomas como taquicardia, sudorese excessiva, mãos frias, agitação após consumir uma simples xícara de café. Então realmente devem evitar. Pessoas com fadiga adrenal também são sensíveis e devem evitar o café, porque o cérebro vai ficar ligado com a cafeína e o corpo não vai ter energia para acompanhar.
    2
      1
  • O cobre é um mineral essencial que beneficia a saúde óssea, nervosa e esquelética. Ele é também importante para a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos e para a utilização adequada de ferro e oxigênio dentro do sangue. Uma vez que está envolvido na manutenção de células relacionadas a quase todas as partes dos tecidos do corpo, ele é importante para prevenir dores articulares e musculares, e é importante para sustentar os níveis de energia, prevenir o envelhecimento precoce, equilibrar hormônios e muito mais.

    É possível sim adquirir uma deficiência de cobre. - Veja nas imagens as principais causas!

    Alguns possíveis sintomas de deficiência de cobre incluem: anemia; anormalidades ósseas; osteoporose; neuropatia por deficiência de cobre; baixo número de glóbulos brancos conhecidos como neutrófilos (neutropenia); aumento da suscetibilidade à infecção; crescimento prejudicado; cabelo com menos pigmento do que o normal; palidez da pele e sintomas neurológicos.

    Um exame de sangue pode ajudar a determinar se você tem ou não uma deficiência de cobre adquirida. Mas, em especial um mineralograma capilar ou urinário pode melhor avaliar o quadro geral.

    A melhor maneira de evitar uma deficiência de cobre é obter este nutriente importante através de sua dieta, mas em alguns casos é importante ver a necessidade de suplementação.

    #saude #saudeintegral #saudeintegrativa #minerais #alimentacaosaudavel
    O cobre é um mineral essencial que beneficia a saúde óssea, nervosa e esquelética. Ele é também importante para a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos e para a utilização adequada de ferro e oxigênio dentro do sangue. Uma vez que está envolvido na manutenção de células relacionadas a quase todas as partes dos tecidos do corpo, ele é importante para prevenir dores articulares e musculares, e é importante para sustentar os níveis de energia, prevenir o envelhecimento precoce, equilibrar hormônios e muito mais. É possível sim adquirir uma deficiência de cobre. - Veja nas imagens as principais causas! Alguns possíveis sintomas de deficiência de cobre incluem: anemia; anormalidades ósseas; osteoporose; neuropatia por deficiência de cobre; baixo número de glóbulos brancos conhecidos como neutrófilos (neutropenia); aumento da suscetibilidade à infecção; crescimento prejudicado; cabelo com menos pigmento do que o normal; palidez da pele e sintomas neurológicos. Um exame de sangue pode ajudar a determinar se você tem ou não uma deficiência de cobre adquirida. Mas, em especial um mineralograma capilar ou urinário pode melhor avaliar o quadro geral. A melhor maneira de evitar uma deficiência de cobre é obter este nutriente importante através de sua dieta, mas em alguns casos é importante ver a necessidade de suplementação. #saude #saudeintegral #saudeintegrativa #minerais #alimentacaosaudavel
    23
      1
  • Bate papo sobre Vacinas Covid
    Bate papo sobre Vacinas Covid
    Rumble
    49
      1
  • Se você tem ou teve familiares com doença de Alzheimer (DA), você sabe como essa é uma doença cruel com o seus portadores. 😞

    Você deve já ter pensado na possibilidade de também estar condenado a um fim de vida parecido. A boa notícia é que, existe um protocolo para tratamento e prevenção da DA.

    Existem uma série de estratégias que podem ser adotadas para prevenir e até mesmo regredir a DA. Pesquisas demonstraram que há vários fatores que impactam o desenvolvimento e a progressão da DA. Isso significa que existem várias estratégias diferentes que você pode usar para ajudar a proteger sua saúde cerebral e reduzir seu risco.

    Você pode imaginar o efeito de várias mudanças juntas? Elas têm sim o poder de prevenir a DA.

    Veja um resumo dos passos principais nas imagens.

    ✅Salve e compartilhe esse conteúdo.
    Guarde ele junto com aquela lista de exames preventivos que publiquei recentemente 👍🙏🏼

    #prevencao #alzheimertratamento #dralaindutrarecode #dralaindutraalzheimer #saudeintegrativa
    Se você tem ou teve familiares com doença de Alzheimer (DA), você sabe como essa é uma doença cruel com o seus portadores. 😞 Você deve já ter pensado na possibilidade de também estar condenado a um fim de vida parecido. A boa notícia é que, existe um protocolo para tratamento e prevenção da DA. Existem uma série de estratégias que podem ser adotadas para prevenir e até mesmo regredir a DA. Pesquisas demonstraram que há vários fatores que impactam o desenvolvimento e a progressão da DA. Isso significa que existem várias estratégias diferentes que você pode usar para ajudar a proteger sua saúde cerebral e reduzir seu risco. Você pode imaginar o efeito de várias mudanças juntas? Elas têm sim o poder de prevenir a DA. Veja um resumo dos passos principais nas imagens. ✅Salve e compartilhe esse conteúdo. Guarde ele junto com aquela lista de exames preventivos que publiquei recentemente 👍🙏🏼 #prevencao #alzheimertratamento #dralaindutrarecode #dralaindutraalzheimer #saudeintegrativa
    25
      1
  • Este mês, foi aprovado o Aducanumabe pelo FDA para o tratamento da Doença de Alzheimer (DA). Aqueles que têm lido meus artigos e assistido aos meus vídeos já me ouviram, com certeza, dizer que é lamentável que a indústria farmacêutica tenha feito tão pouco para contribuir para a prevenção e reversão da Doença de Alzheimer. Eu deveria então, estar comemorando a aprovação de uma nova droga para o tratamento da DA. Mas, infelizmente, não estou.

    Como já vimos, existem várias causas para a DA. A nova droga aprovada, continua com a mesma abordagem equivocada de que a DA é causada apenas pelo acúmulo de amiloide no cérebro. Infelizmente, as várias drogas que removem amiloide -  aducanumabe, solanezumab, bapineuzumab e outras - já demonstraram o equívoco: o amiloide até foi reduzido, mas o Alzheimer não foi melhorado. Essa é uma lição, que embora venha se repetindo droga após droga testada e aprovada, ninguém na indústria farmacêutica ou nos órgãos reguladores está disposto a aprender.

    Além de ter um approach equivocado da DA, o próprio processo de aprovação da droga foi contraditório, uma vez os resultados destacados referem-se apenas às fases que precedem a doença e à forma leve da demência em pacientes com confirmação diagnóstica através de biomarcadores, o que na prática significa um pequeno percentual de pacientes; Apesar da redução das lesões no exame de PET amiloide ao longo de um ano, o benefício clínico foi menos confiável, pois a melhora na escala CDR foi mínima, o que provavelmente teria impacto irrelevante no dia a dia do paciente; O estudo usado como base foi incompleto e observou os pacientes por pouco tempo, o que poderia trazer dúvidas a respeito da eficácia a longo prazo. Por fim, remover o amiloide levou à hemorragia cerebral, inchaço cerebral e outros efeitos colaterais desagradáveis em cerca de 30 a 40% dos pacientes (e 50% no grupo ApoE4+, isso é, no grupo que está em alto risco para o Alzheimer, e, portanto, o que mais precisa de uma terapia eficaz).

    Além disso, o custo financeiro do Aducanumabe é bastante alto (cerca de 5 a 6 mil dólares - de 25 a 30 mil reais - por mês).

    O alto custo financeiro do Aducanumabe e os resultados questionáveis fizeram com que dois grandes sistemas de saúde americanos e muitos especialistas em DA decidissem que não vão administrar a nova droga aos seus pacientes, sendo um deles o do Monte Sinai em Nova York. A decisão foi motivada pelo fato de que houve pedidos para uma investigação federal da decisão da FDA e a relação da agência com a Biogen, fabricante da droga.

    Os portadores de DA merecem muito mais do que uma droga caríssima, com pouca eficácia e tão arriscada.

    #alzheimer #alzheimerbrasil #alzheimertratamento #recode #dralaindutraalzheimer #dralaindutrarecode #saudeintegrativa #saude #prevenção
    Este mês, foi aprovado o Aducanumabe pelo FDA para o tratamento da Doença de Alzheimer (DA). Aqueles que têm lido meus artigos e assistido aos meus vídeos já me ouviram, com certeza, dizer que é lamentável que a indústria farmacêutica tenha feito tão pouco para contribuir para a prevenção e reversão da Doença de Alzheimer. Eu deveria então, estar comemorando a aprovação de uma nova droga para o tratamento da DA. Mas, infelizmente, não estou. Como já vimos, existem várias causas para a DA. A nova droga aprovada, continua com a mesma abordagem equivocada de que a DA é causada apenas pelo acúmulo de amiloide no cérebro. Infelizmente, as várias drogas que removem amiloide -  aducanumabe, solanezumab, bapineuzumab e outras - já demonstraram o equívoco: o amiloide até foi reduzido, mas o Alzheimer não foi melhorado. Essa é uma lição, que embora venha se repetindo droga após droga testada e aprovada, ninguém na indústria farmacêutica ou nos órgãos reguladores está disposto a aprender. Além de ter um approach equivocado da DA, o próprio processo de aprovação da droga foi contraditório, uma vez os resultados destacados referem-se apenas às fases que precedem a doença e à forma leve da demência em pacientes com confirmação diagnóstica através de biomarcadores, o que na prática significa um pequeno percentual de pacientes; Apesar da redução das lesões no exame de PET amiloide ao longo de um ano, o benefício clínico foi menos confiável, pois a melhora na escala CDR foi mínima, o que provavelmente teria impacto irrelevante no dia a dia do paciente; O estudo usado como base foi incompleto e observou os pacientes por pouco tempo, o que poderia trazer dúvidas a respeito da eficácia a longo prazo. Por fim, remover o amiloide levou à hemorragia cerebral, inchaço cerebral e outros efeitos colaterais desagradáveis em cerca de 30 a 40% dos pacientes (e 50% no grupo ApoE4+, isso é, no grupo que está em alto risco para o Alzheimer, e, portanto, o que mais precisa de uma terapia eficaz). Além disso, o custo financeiro do Aducanumabe é bastante alto (cerca de 5 a 6 mil dólares - de 25 a 30 mil reais - por mês). O alto custo financeiro do Aducanumabe e os resultados questionáveis fizeram com que dois grandes sistemas de saúde americanos e muitos especialistas em DA decidissem que não vão administrar a nova droga aos seus pacientes, sendo um deles o do Monte Sinai em Nova York. A decisão foi motivada pelo fato de que houve pedidos para uma investigação federal da decisão da FDA e a relação da agência com a Biogen, fabricante da droga. Os portadores de DA merecem muito mais do que uma droga caríssima, com pouca eficácia e tão arriscada. #alzheimer #alzheimerbrasil #alzheimertratamento #recode #dralaindutraalzheimer #dralaindutrarecode #saudeintegrativa #saude #prevenção
    25
      1
  • Alguns estudos apontaram que o consumo mundial do cromo é menor que a quantidade diária recomendada. Nos Estados Unidos, cerca de 90% das pessoas com mais de 50 anos apresentam deficiência de cromo.No Brasil, o cenário pode ser muito parecido.

    Veja nas imagens as Melhores fontes de Cromo nos alimentos➡️➡️➡️

    É importante atentar que os níveis do mineral em nosso organismo diminuem com a idade, e menos de 1% do cromo ingerido é de fato absorvido pelo nosso corpo. 

    Como sempre recomendo, procure obter cromo suficiente de fontes naturais de alimentos integrais ou se precisar suplementar, o Picolinato de cromo, é considerado como a melhor fonte de cromo. Mas siga a prescrição de um profissional da saúde.

    Devemos nos lembrar que existem uma série de fatores que alteram a quantidade de cromo nos alimentos: o local que o alimento foi cultivado; a época do ano; a maturação do alimento; quando ele foi colhido e a contaminação do meio ambiente. A concentração de cromo também pode aumentar quando um alimento é cozido em panelas de aço inoxidável.

    #alimentacaosaudavel #nutrientes #saudeintegrativa #dralaindutra
    Alguns estudos apontaram que o consumo mundial do cromo é menor que a quantidade diária recomendada. Nos Estados Unidos, cerca de 90% das pessoas com mais de 50 anos apresentam deficiência de cromo.No Brasil, o cenário pode ser muito parecido. Veja nas imagens as Melhores fontes de Cromo nos alimentos➡️➡️➡️ É importante atentar que os níveis do mineral em nosso organismo diminuem com a idade, e menos de 1% do cromo ingerido é de fato absorvido pelo nosso corpo.  Como sempre recomendo, procure obter cromo suficiente de fontes naturais de alimentos integrais ou se precisar suplementar, o Picolinato de cromo, é considerado como a melhor fonte de cromo. Mas siga a prescrição de um profissional da saúde. Devemos nos lembrar que existem uma série de fatores que alteram a quantidade de cromo nos alimentos: o local que o alimento foi cultivado; a época do ano; a maturação do alimento; quando ele foi colhido e a contaminação do meio ambiente. A concentração de cromo também pode aumentar quando um alimento é cozido em panelas de aço inoxidável. #alimentacaosaudavel #nutrientes #saudeintegrativa #dralaindutra
    10
      1